Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Alimentação saudável, fórmula simples para combater diversas doenças

Publicação:

A imagem mostra frutas e saladas diversas. Abaixo, do lado direito, o logotipo do Governo do Estado.
Alimentos saudáveis evitam adoecimentos diversos

A Secretaria da Saúde (SES/RS) aproveita o Dia Mundial da Alimentação Saudável, 16 de outubro, para orientar sobre a necessidade de uma alimentação adequada e saudável. A coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição, Maísa Beltrame Pedroso, diz que a época vale para lembrar que o bom mesmo é consumir comida de verdade, feita por gente, e não o que vem embalado/empacotado. “Uma das causas de doenças crônicas é o uso indiscriminado dos ultraprocessados”, diz.

Entre estas doenças está a obesidade. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maiores índices de obesos no país. Atualmente, 70% da população adulta gaúcha apresenta sobrepeso. Uma das metas do Plano Estadual de Saúde (PES), triênio 2016/2019, é reduzir a velocidade deste crescimento.

Obesidade entre crianças também é motivo de preocupação e Maísa observa que a Secretaria tem incentivado o aleitamento materno como um propulsor de saúde. Ela destaca que é preciso estimular crianças e toda a população para o consumo de alimentos mais naturais. “Deixamos de consumir arroz, feijão e salada para aderir a coisas que nem são da nossa cultura, como os fastfood”.

Hábitos alimentares saudáveis reduzem as chances de outras doenças como as cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral diabetes e osteoporose.

Dez passos para uma alimentação adequada e saudável.

Secretaria da Saúde