Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Auditoria busca qualificar trabalho de fiscalização no SUS

Publicação:

De pé, Secretária Arita fala segurando o microfone. Do lado, diretor Bruno ouve. À frente, a plateia, sentada, assiste.
Secretária Arita e diretor Bruno na abertura do evento. - Foto: Divulgação/SES

A Auditoria do SUS realizou nesta sexta-feira (6) um seminário com o objetivo de uniformizar, padronizar e qualificar os processos de trabalho de fiscalização da execução de ações, serviços e políticas de saúde. Foi o primeiro encontro da área desde que passou de coordenadoria para departamento dentro do processo de reestruturação da Secretaria da Saúde (SES).

Na abertura, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, salientou as funções do departamento. “Fazer auditoria é apoiar, orientar e estar junto com a gestão, apontando caminhos para que efetivamente o recurso público seja traduzido em entregas ao cidadão”, afirmou.

Na oportunidade, o diretor do departamento, Bruno Naundorf, explicou que a Auditoria teve a sua reestruturação iniciada em fevereiro deste ano. A categoria segue o modelo adotado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), vinculado ao Ministério da Saúde. Além do monitoramento sobre os serviços e políticas públicas, Bruno descreveu que o departamento tem a competência de produzir informações estratégicas e avaliar a qualidade e efetividade dos serviços prestados à população.

Secretaria da Saúde