Consultoria de gestão do Sírio-Libanês ao Hospital de Tramandaí é apresentada no Litoral

Sentadas, várias pessoas, entre elas as Secretárias Arita e Aglaé, conversam em volta de uma mesa.
Consultoria busca qualificar gestão do hospital do litoral. - Foto: Marcelo Ermel/SES

A consultoria em gestão que o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, fará no Hospital de Tramandaí, foi apresentada nesta segunda-feira (14) à direção da entidade. A visita à instituição do Litoral Norte, que é ligada à Secretaria da Saúde (SES), contou com as presenças da secretária Arita Bergmann e da secretária-adjunta Aglaé Silva. O planejamento prevê três meses de trabalho entre diagnóstico e plano de ação e mais meio ano de acompanhamento.

Na visita ao hospital, a secretária Arita comentou que o trabalho é uma oportunidade de rever processos com um olhar de quem vem de fora. “Tenho certeza de que o saldo será positivo”, afirmou a secretária. “Esse é um hospital estratégico no Litoral. Com essa consultoria, vamos verificar o que precisamos para potencializá-lo, melhorar processos e ver o que podemos ter de novo em termos de entregas de serviços para o cidadão”, completou.

A secretária-adjunta Aglaé ressaltou que “não é uma auditoria, e sim um trabalho que vem auxiliar a gestão e coloca na mão do gestor uma grande oportunidade de ação, sem custos para a gestão estadual, bancado pelo Ministério da Saúde”, afirmou.

Sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, o Hospital de Tramandaí é 100% SUS e atende a população de 23 municípios da região. O assessoramento ocorre por meio do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), do Ministério da Saúde.

Num primeiro momento, os consultores conhecerão a realidade da instituição e realizarão um diagnóstico, que incluirá apontamentos de melhorias em áreas como recursos humanos, governança, econômica e financeira, assistencial e suprimentos. Após, a equipe apresentará um relatório com as considerações e farão a sugestão de um plano de ação e ainda estará presente durante mais seis meses para o monitoramento da implementação das ações.

O diagnóstico também incluirá o potencial epidemiológico da região abrangida pelo hospital, para analisar se está de acordo com os serviços prestados, além de comparações com outras instituições de mesmo porte, além de questões práticas como higiene e organização, hotelaria e sazonalidade.

A visita ao hospital também foi acompanhada pelo prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, pelo deputado estadual Gabriel Souza, e vereadores da cidade.

As Secretárias Arita e Aglaé, na companhia de outras pessoas, andam pelos corredores do hospital.
Secretária Arita visitou o hospital nesta segunda-feira (14). - Foto: Marcelo Ermel/SES