Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Corte do Rei Momo de Porto Alegre é parceira do Hemocentro no incentivo à doação de sangue

Publicação:

Rei Momo  e duas princesas do carnaval junto com uma técnica de enfermagem e um doador doando sangue no Hemocentro
Soberanos do carnaval acompanham doação de sangue - Foto: Neusa Jerusalém- SES

Para chamar a atenção e reforçar a importância da doação de sangue, uma parceria entre a Corte do Carnaval de Porto Alegre e o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) foi lançada nesta sexta-feira (21).

Durante a visita, o Rei Momo Byra Borba e as princesas Laís Gomes e Francielly Rosa, acompanhados pelo presidente da Uespa (União das Escolas de Porto Alegre), Rodrigo Costa, conheceram os processos de captação e armazenamento dos hemoderivados, além de conversarem com doadores e funcionários do Hemocentro. A União das Entidades Carnavalescas  do Grupo de Acesso de Porto Alegre ( Uecgapa) também participa da parceria com apoio e divulgação. 

A proposta é incentivar e envolver a comunidade carnavalesca da Capital no sentido de formar e manter doadores regulares. “Eles serão nossos multiplicadores no chamamento aos doadores regulares, consolidando a fidelização”, afirmou Gesiane Ferreira Almansa, assistente social, responsável pelo setor de captação. Segundo ela, “também existe a demanda de sangue que precisa ser garantida para pacientes que realizam tratamento hemoterápico”.

A coordenadora adjunta do Hemocentro, Kátia Brodt, disse que conta sempre com a colaboração da sociedade civil para a manutenção dos estoques de sangue, principalmente na atitude consciente de integrantes de grupos específicos, como é o caso dos carnavalescos.

A primeira ação, fruto da parceria com a Corte de Momo, ocorre já nos desfiles das escolas de samba de Porto Alegre, nos dias 6 e 7 de março. O Hemotchê, símbolo da doação de sangue, vai desfilar no Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte, ao lado do Rei Momo, rainha e princesas na abertura da folia.

Símbolo do Hemorgs, o Hemotchê, ao lado do Rei Momo e de duas princesas posam sorrindo.
Hemotchê vai desfilar no Porto Seco - Foto: Neusa Jerusalém

O Hemorgs abastece mais de 40 hospitais do Estado, dentre eles o Hospital de Pronto Socorro e Hospitais Neonatal, abrangendo mais de 100 municípios atendidos.

Secretaria da Saúde