Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado oferece tratamento para pessoas com deficiência visual

Publicação:


A reabilitação de pessoas com deficiência visual prevê uma abordagem interdisciplinar e implica no envolvimento direto de profissionais atuando junto ao paciente e sua família. No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde (SES), através da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, disponibiliza uma série de serviços como diagnóstico e tratamento, e dispositivos como óculos; bengalas; lupas, entre outros.

Um dos locais que oferecem esses serviços e dispositivos (existem outros quatro espalhados pelo Estado) é o Centro de Reabilitação Visual (CRV) do Hospital Banco de Olhos, que fica em Porto Alegre. O CRV oferece um atendimento especializado, realizado por uma equipe multiprofissional nas áreas da saúde e educação, que é voltado para a reabilitação e resgate da independência do paciente. Entre os programas oferecidos aos usuários do SUS estão a estimulação precoce; adaptação de recursos ópticos; orientação e mobilidade.

Para solicitar esses serviços no Hospital Banco de Olhos ou nos outros quatro locais habilitados pela Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência no Rio Grande do Sul, o paciente deve ir até o posto de saúde mais próximo de sua residência.

Secretaria da Saúde