Hospital de Barão busca apoio do Estado para ampliar atendimentos

A Secretária Arita fala para várias pessoas sentadas em volta de uma mesa em formato de U.
Gestores conversam sobre a possibilidade de ampliar os serviços do hospital de Barão. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Gestores municipais de Barão e administradores do Hospital São José, localizado na cidade, estiveram na Secretaria da Saúde (SES), nesta quarta-feira (29). Eles vieram em busca de apoio do Governo do Estado para ampliar o São José e transformá-lo efetivamente em uma estrutura hospitalar completa. Hoje a instituição funciona 24 horas, mas não apresenta os requisitos técnicos e não oferece todos os serviços de um hospital, focando em atendimento ambulatorial.

A secretária Arita é favorável a colocar os serviços de saúde mais próximos da população, descentralizando a oferta de procedimentos de média e alta complexidade. A Vigilância Sanitária do Estado foi colocada à disposição do município de Barão para dar o suporte técnico necessário às mudanças que devem ser realizadas no local.

Barão tem aproximadamente 6 mil habitantes. A secretária Arita e o prefeito Cláudio Ferrarri citaram as vantagens em ter um hospital na cidade: “Desafogamos os grandes centros, não corremos o risco de colocar os pacientes frequentemente nas estradas e é muito mais cômodo aos pacientes e familiares.” O médico do município, Fábio Schwalm, acrescentou: “Tendo esse suporte hospitalar, poderemos trabalhar mais em prevenção nas unidades básicas”.