Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital de Canguçu reabre 10 leitos de UTI

Publicação:

Uma equipe de profissionais, de pé e agachado, todos de máscara, olha pra frente.

Entraram em funcionamento, nesta quarta-feira (9), os 10 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital de Caridade de Canguçu. As vagas estavam fechadas desde 2015. Com a pandemia, houve um pedido de liberação dos leitos. No início de setembro, a Vigilância Sanitária da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) autorizou a reabertura. Os leitos estão disponíveis para a população da região e do Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com esses 10 novos leitos de UTI de Canguçu que entraram em funcionamento hoje, a região ganha mais estrutura e mais capacidade de atendimento. Assim, vamos conseguir que a população não precise mais se deslocar para outras regiões para o atendimento de pacientes em situação grave”, falou a coordenadora da 3ª CRS, Caroline Torres Hoffmann.

O Hospital possui, além da UTI, 126 leitos clínicos. Destes, 96 são disponibilizados por meio do SUS para internações nas especialidades de pediatria, obstetrícia, clínica, cirurgia e psiquiatria. É referência também aos municípios de Piratini, Morro Redondo e Santana da Boa Vista.

Aumento da capacidade assistencial
O Estado, desde o início da pandemia, ampliou em 93% as vagas de UTI Adulto do SUS, passando de 933 para 1.808 leitos. Com isso, apesar do crescimento do número de pacientes, a taxa de ocupação se manteve estável, abaixo dos 80%.

Secretaria da Saúde