Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Ministério da Saúde anuncia mudança na definição de suspeito de coronavírus

Publicação:

Card com a palavra prevenção no centro. À esquerda, a carinha de um (a) profissional de saúde dentro de um quadrado. À direita, três quadrados com as cores do Rio Grande do Sul: verde; vermelho e amarelo. Embaixo, o logotipo do Governo do Estado.

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (21) uma mudança nos critérios de definição de caso suspeito de infecção de coronavírus (COVID-19). A partir de agora, também se enquadram as pessoas com sintomas (febre e sinais respiratórios) provenientes de países como Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Cingapura, Vietnã, Tailândia e Camboja. Além da China que já estava no alerta. No momento, nenhum caso suspeito notificado pelo Rio Grande do Sul permanece em investigação.

A mudança na definição de casos suspeitos levou em consideração o aumento de 14% no número de casos novos fora da China em apenas um dia: península coreana (204), Japão (706) e Sudeste Asiático (136). Por isso, a orientação é que todos os profissionais de saúde sempre questionem sobre viagem nos últimos 14 dias ao atender pacientes com sintomas gripais.

A informação já está atualizada no Plano de Contingência e Ação Estadual do Rio Grande do Sul.

Até esta sexta-feira (21), o Rio Grande do Sul já notificou 16 casos de possível infecção por coronavírus. Desses, dez foram descartados por diagnóstico para outros vírus (influenza, vírus sincicicial respiratório, e rhinovírus) ou não ter resultado positivo para o COVID-19. Seis casos acabaram sendo excluídos após a investigação apontar que não atendiam a definição de caso suspeito.

Secretaria da Saúde