Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Novo equipamento qualifica e agiliza testes de Covid-19 no Lacen/RS

Publicação:

A imagem mostra as mãos de um (a) profissional mexendo no aparelho.
Aparelho faz a extração do material genético do vírus presente nas amostras de casos suspeitos. - Foto: Divulgação/SES

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) conta desde a última semana com um novo equipamento para os exames de biologia molecular que fazem a detecção do coronavírus. Por meio de um comodato com o Ministério da Saúde, o Estado possui agora um extrator automatizado, que substitui parte do processo antes realizado de forma manual.

Com ele, o Lacen busca ter mais qualidade a agilidade na liberação das cerca de 400 análises feitas todos os dias. Atualmente, 95% das amostras recebidas no laboratório têm resultados em até três dias após a chegada da amostra em Porto Alegre. Já são aproximadamente 60 mil testes realizados no local desde o início da pandemia.

O extrator é utilizado numas das etapas iniciais da testagem das amostras das secreções de vias aéreas de casos suspeitos que o Lacen recebe. Esse material biológico é preparado e levado ao aparelho para que ali seja extraído o material genético (RNA) do vírus dessas amostras.

A bióloga Ludmila Baethgen, do setor de virologia do Lacen, explica que o processo de extração é realizado após o recebimento e fracionamento das amostras. “No equipamento, a gente precisa que as células sejam rompidas, expondo o material genético do vírus”, descreve. Para isso, ele realiza uma sequência de reações químicas, mecânicas e com o controle de temperaturas específicas. “Essa máquina utiliza pequenas partículas esféricas de metal, que conseguem de forma magnética se prender ao RNA, descartando o material ‘sujo’, que seriam todos os restos celulares e outras substâncias que não interessam para o exame”, detalha.

Até o início deste mês, esses passos eram realizados de forma manual. “O extrator nos beneficia por, em um menor tempo, fazer um número maior de exames. O que manualmente levaríamos três horas e meia para preparar 100 amostras, com o equipamento conseguimos fazer em até uma hora e quinze minutos”, completa. Dali, essas amostras são encaminhadas para um segundo equipamento, chamado de termociclador em tempo real (RT-PCR), que é o que faz a detecção e identificação do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

00:00:00/00:00:00

Novo equipamento qualifica e agiliza testes de Covid-19 no Lacen/RS

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul.

Secretaria da Saúde