Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Prevenção à dengue é tema de campanha em rádio, televisão e internet

Publicação:

Card em tom verde com a mensagem "O mosquito da dengue mata. Previna para não cair doente".
Objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti. - Foto: Divulgação/SES

A Secretaria da Saúde (SES) inicia nesta sexta-feira (21) a divulgação de uma campanha de mídia de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. O objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Neste ano, oito casos de dengue já foram contraídos dentro do Rio Grande do Sul. E 377 cidades são consideradas infestadas pelo mosquito.

A campanha tem por objetivo reforçar a mensagem de que a prevenção é uma responsabilidade de todos, principalmente da população. O lançamento da estratégia nesta época busca mobilizar as ações para o período do verão, época de maior ocorrência dos casos. O calor nesta época do ano aumenta a circulação e atividade do mosquito. O uso de roupas que deixam mais áreas do corpo expostas também é fator que faz com que mais casos sejam registrados nesta estação. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:

- Tampar os tonéis e caixa d’água
- Manter as calhas sempre limpas
- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Manter lixeiras bem tampadas
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

00:00:00/00:00:00

O mosquito da dengue mata. Previna-se.

Campanha da Secretaria da Saúde (SES) de prevenção à dengue, zika e chikungunya. Mais informações em saude.rs.gov.br/aedes. Crédito: Secretaria da Saúde RS

Casos no RS

Até o momento, oito casos de dengue contraídos dentro do RS (chamados autóctones) já foram confirmados no Estado. Eles estão localizados nas cidades de Capão da Canoas, Cruz Alta, Ijuí, Novo Hamburgo (2 casos), Porto Alegre, Rio Grande e Santo Ângelo. Outros 12 casos confirmados são considerados importados, quando a transmissão ocorre fora do Estado. No mesmo período do ano passado, haviam sido confirmados 13 casos autóctones e 23 importados.

Informativo Epidemiológico Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela (Semana 08 - 20.02.2020) (.pdf 5,26 MBytes)

AEDES - Atualização de casos por município - Semana 8.2020 (.pdf 142,25 KBytes)

Rádio, TV, sites e redes sociais

O tom usado na campanha da SES neste ano reforça o alerta de que o Aedes pode matar. A campanha iniciou em janeiro com peças em áudio divulgadas em rádios de 80 cidades da Região Metropolitana e Interior. Foram selecionados os municípios com maiores índices de infestação do mosquito.

A divulgação conta ainda com as chamadas em sites e nas redes sociais (Facebook e Instagram) e os vídeos em versões de 15, 30 e 60 segundos para a televisão.

Secretaria da Saúde