Resultados da estratégia Rede Cegonha em maternidades da 2ª CRS são avaliados em oficina

Mesa de abertura da oficina formada pelo secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, e quatro mulheres, representantes dos ministérios públicos Federal e Estadual, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.
Participantes debatem ações para aprimorar e consolidar ações que melhorem as condições de saúde materno-infantil

Gestores e profissionais que atuam em maternidades de municípios da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde participam de Oficina nesta sexta-feira (9), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. O objetivo é apresentar a Devolutiva dos Resultados do Processo Avaliativo – Diretrizes da Rede Cegonha e Alinhamento da Agenda de Trabalho para Qualificação das Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento em 2018-2019. Entre outros temas foram apresentados o contexto do processo avaliativo das maternidades que integram a Rede Cegonha na atenção obstétrica e neonatal no Rio Grande do Sul e os resultados do monitoramento e avaliação referentes às maternidades da 2ª CRS.

“A avaliação do Ministério da Saúde sobre os resultados da estratégia Rede Cegonha é importante e necessária para que possamos aprimorar e consolidar ações que efetivamente melhorem as condições de saúde materno-infantil no Estado”, disse o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz. De acordo com ele, este processo deve contribuir para a busca de soluções adequadas e definidas em conjunto com o MS, Estado e municípios e os ministérios públicos Federal e Estadual. “Desta forma, conseguiremos avançar, qualificar e melhorar a saúde da população”.

Também participaram da atividade as representantes do Ministério da Saúde, Carla Kristiane Rocha Teixeira da Silva, do Núcleo da Cidadania do Ministério Público Federal, Suzete Bragagnolo, da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Márcia Rosana Cabral Bento, da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiana Broyer.

Ao final da oficina serão definidos encaminhamentos e pactuação da agenda de trabalho de monitoramento e avaliação das Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento Rede Cegonha 2018-2019.