Secretária fala à Comissão de Saúde da Assembleia

Secretaria Arita fala com um microfone a sua frente. Deputada Zilá e secretária adjunta Aglaé ouvem atentas. Todas estão sentadas atrás de uma bancada.
Secretaria Arita, deputada Zilá e secretária adjunta Aglaé - Foto: Marcelo Ermel

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve na manhã desta quarta-feira (17) na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado. A convite da presidente da comissão, deputada Zilá Breitenbach, Arita participou da reunião ordinária da comissão.

Diante de uma plateia formada por parlamentares e trabalhadores da área da saúde, a secretária falou por mais de três horas sobre os projetos e as ações à frente da pasta nestes primeiros cem dias de governo.

Detalhou o quadro financeiro da secretaria, com um passivo herdado de R$ 1,1 bilhão, entre valores empenhados (R$ 488 milhões) e não empenhados (R$ 637,7 milhões. E explicou como o governo do Estado pretende quitar essa dívida. Informou ainda a abertura de linhas de créditos para os Hospitais Filantrópicos e Santas Casas no valor total de R$ 260 milhões, por intermédio do Funafir.

A secretária também falou sobre projetos importantes, como a colocação em funcionamento do Hospital Regional de Santa Maria nas áreas de traumato-ortopedia, cardiologia e neurologia e o aumento do teto MAC (Média e Alta Complexidade), demandas em negociação junto ao Governo Federal.

Entre os projetos prioritários, incluiu a reorganização da Secretaria (uma vez que o organograma é da década de 70, anterior à própria criação do SUS), o fortalecimento da atenção primária em saúde, a regionalização das redes e a modernização da gestão.

A secretária pediu ainda o apoio dos deputados para a aprovação de projetos de lei a serem enviados pelo governador Eduardo Leite que possibilitem a ampliação da receita do Estado e a consequente destinação dos recursos à área da saúde.