Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretárias visitam o Hospital Psiquiátrico São Pedro

Publicação:

Secretárias Leany e Arita observam banner exposto com informações do projeto de restauração do São Pedro.
Secretárias Arita e Leany estiveram no Hospital Psiquiátrico São Pedro, na manhã desta segunda-feira (24). - Foto: Marcelo Ermel/Divulgação SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, visitaram o Hospital Psiquiátrico São Pedro, na manhã desta segunda-feira (24), para analisar a possibilidade de restaurar o prédio, que é tombado pelo patrimônio histórico e artístico do Estado. O local está situado numa área de mais de 13 hectares, no bairro Partenon, em Porto Alegre, e abriga 79 moradores, que estão sob responsabilidade do Estado.

O Hospital funciona há 135 anos, como referência em saúde mental. “Queremos criar projetos pilotos aqui dentro do São Pedro, que sejam replicados em toda a rede de saúde”, explica a secretária Arita.

As secretárias Arita e Leany foram recebidas no local pelo diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Tailor Massuco. Já foi realizado um restauro parcial do módulo A do hospital, e agora será realizada uma análise de viabilidade técnica e financeira de continuar e ampliar as reformas. “O ideal seria municipalizar os residenciais terapêuticos”, afirmou Arita. Além do São Pedro, há outros residenciais desse tipo com pacientes sob a responsabilidade do Estado: o Hospital Colônia Itapuã, outro hospital em Viamão e quatro residências alugadas.

Secretária abraça uma mulher. Pessoas em volta observam.
- - Foto: Marcelo Ermel/Divulgação SES
Secretária e outras pessoas observam uma parede.
- - Foto: Marcelo Ermel/Divulgação SES
Secretária e outras mulheres vestem quimonos.
- - Foto: Marcelo Ermel/Divulgação SES
Arita e Leany, de quimono, sorriem.
- - Foto: Marcelo Ermel/Divulgação SES
Secretaria da Saúde