Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES contrata laboratório privado para realizar exames de Covid-19

Publicação:

A Secretária Arita e mais sete pessoas (quatro mulheres e três homens) assistem a videoconferência. Todos estão sentados a uma mesa em U. Um telão no fundo da sala mostram mais pessoas.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Saúde (SES), celebrou nesta segunda-feira (6) contrato com a empresa M&S Produtos Agropecuários Ltda para a realização de exames de diagnóstico Covid-19 em pessoas com suspeita de coronavírus. O contrato foi assinado simultaneamente na sede da SES, em Porto Alegre, e nas dependências da empresa, em Pelotas, durante reunião por videoconferência.

"Em épocas de pandemia, temos de buscar serviços que tenham segurança e contar com a disposição de instituições com condições técnicas de realizar o trabalho, como este laboratório, que é de excelência", afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. "Precisávamos ampliar a cobertura de exames, hoje feitos pelo Lacen (Laboratório Central do Estado), para profissionais de saúde e da segurança pública a partir do 10° dia da manifestação dos sintomas."

A previsão é de que o laboratório realize cerca de 250 exames/dia. O contrato prevê que a empresa forneça os insumos para a realização dos exames em amostras enviadas pela SES. Os resultados devem ser enviados ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) em até 24 horas após o recebimento do material por parte da empresa.

"Queria agradecer a oportunidade de prestar esse serviço. Temos a noção da importância epidemiológica deste trabalho e estamos colocando nossa estrutura à disposição para tentarmos conter a disseminação do vírus, dando agilidade à confecção dos exames", resumiu um dos proprietários da empresa, Toni Patrick dos Santos Machado.

A validade do contrato é por seis meses, podendo ser prorrogado por mais meio ano. É o primeiro laboratório que o Estado está contratando, com os serviços custeados com recursos do Tesouro do Estado. Em breve, o Estado deverá ampliar a parceria com universidades para a realização de mais exames.

Secretaria da Saúde