Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Vacinação das gestantes é estimulada pela Associação de Ginecologia do RS

Publicação:

Foto mostra uma profissional preparando uma vacina. No fundo, uma mulher.
Grávidas podem ser vacinadas em qualquer período da gestação. - Foto: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde

Estima-se que o Rio Grande do Sul tenha hoje 106 mil gestantes. E todas elas, independente do período de gestação, devem ser vacinadas contra a gripe. A orientação da Secretaria Estadual da Saúde é reforçada pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado. Desde a quarta-feira (10), quando foi aberta a campanha, mais de 20 mil (ou 19%) mulheres grávidas já foram imunizadas. A campanha segue até o dia 31 de maio e a meta é alcançar 90% do público.

O presidente da associação, Breno José Acauan Filho, defende que a vacinação das gestantes não é somente um conselho, “é uma intimação, elas têm que fazer”, frisa. “Durante a gravidez, há uma diminuição da imunidade da mulher, fazendo com que ela esteja mais suscetível à gripe e outras doenças. A mulher também corre mais risco se tiver outra doença associada, como hipertensão ou diabetes”, explica.

O médico também esclarece que a mulher pode fazer a vacina contra a gripe em qualquer idade gestacional, desde o atraso menstrual até os 45 dias após o parto. “A vacina é segura e protege tanto a mãe quanto o bebê”, comenta Breno, adiantando também a importância da vacinação das puérperas, que começam a se vacinar na próxima segunda-feira (22).


Outras vacinas para as gestantes

Durante a campanha contra a gripe, as gestantes podem fazer concomitantemente outras vacinas previstas, caso ainda não tenham as feito. Além da gripe, as gestantes também precisam se vacinar contra a hepatite B e a tríplice bacteriana (ou dTpa), que previne contra difteria, tétano e coqueluche.


Baixa procura no ano passado

No ano passado, as gestantes foram um dos grupos com menor procura pela vacina da gripe no Estado, com cobertura de apenas 72%. Por isso, elas, ao lado das crianças, foram priorizados na campanha deste ano. A vacinação começou para esses dois grupos na quarta-feira (10). Na próxima segunda-feira (22), se somam para a campanha os demais públicos elegíveis, como as pessoas acima dos 60 anos, os trabalhadores da saúde, as puérperas, os doentes crônicos e os professores.

Secretaria da Saúde