Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Departamento de Auditoria da SES é representado em encontro nacional

Publicação:

Departamento da SES teve dois trabalhos apresentados no encontro.
Departamento da SES teve dois trabalhos apresentados no encontro. - Foto: Divulgação

O Departamento de Auditoria do SUS (DEASUS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES) esteve nesta semana representado durante o II Encontro Nacional dos Auditores do Sistema Nacional (SNA) do SUS, realizado em Brasília, entre os dias 23 e 26 deste mês. O objetivo do evento é o fortalecimento da auditoria por meio do alinhamento de práticas e conceitos, bem como do compartilhamento de experiências exitosas dos componentes municipais, estaduais e federal em trabalhos de auditoria. Ao todo, foram mais de 500 participantes de todo o país.

Durante o evento, ocorreu a 1° Exposição do SNA, que teve 66 trabalhos aprovados, dos quais 33 foram selecionados com destaque para apresentação no evento. Desses, dois trabalhos do Departamento de Auditoria da SES foram reconhecidos. Um deles foi o relato da elaboração e implementação da estratégia de monitoramento das recomendações emitidas nas auditorias, trabalho iniciado no ano de 2023. Foram apresentados na oportunidade os resultados preliminares do projeto piloto, que conta com mais de 170 recomendações em monitoramento e 17 relatórios elaborados. Antes da implementação da estratégia, as atividades de auditoria encerravam após a entrega dos relatórios de auditoria para a unidade auditada, impossibilitando a verificação da eficácia das recomendações emitidas, mensuração do trabalho dos auditores e controlar a reincidência das não conformidades.

“O monitoramento das recomendações emitidas colabora para a real melhoria das ações e serviços do SUS e para aprendizagem na medida em que atua como um instrumento de qualificação da gestão", destaca Maria Tereza Blanco, chefe da Seção de Monitoramento e Avaliação do departamento da SES.

Também foi apresentado trabalho que relatou a utilização de técnicas de Ciência de Dados no DEASUS. O projeto tem como principal objetivo a detecção e análise de anomalias estatísticas nos registros de produção hospitalar, com técnicas e algoritmos desenvolvidos internamente pelo departamento estadual. Um dos principais resultados alcançados nesta etapa foi a identificação de anomalias em valores de Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) em procedimentos de parto normal e cesariano nos estabelecimentos sob gestão estadual. Estimativas demonstram que, com a ampliação para cinco anos, a aplicação destas técnicas poderia resultar em até R$ 25 milhões na redução de procedimentos desnecessários e não indicados.

O diretor do DEASUS, Bruno Naundorf, destacou a possibilidade de troca entre os diversos componentes do Sistema Nacional de Auditoria e o reconhecimento das ações desenvolvidas pela SES. “Os trabalhos possuem grande potencial para qualificação das auditorias da Secretaria da Saúde e consequentemente dos serviços públicos de saúde para o cidadão”.

Secretaria da Saúde