Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Atividades marcam Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Publicação:

Medicamentos para tratar tuberculose dispostos na mesa
Medicamentos são oferecidos pelo SUS. - Foto: Marília Bissigo/SES

Duas atividades estão programadas para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, dia 24 de março. Trata-se de doença que acomete grande número de pessoas a cada ano, com alto índice de notificações.

Terça-feira, 26, a partir das 13h30, ocorrerá o painel: “Desafios para o Controle da Tuberculose”. Na primeira intervenção, será avaliada a situação epidemiológica da doença e coinfecção TB/HIV, a cargo da médica pneumologista Carla Jarczewski, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e diretora técnica do Hospital Sanatório Partenon.

A seguir será debatido o papel da instituição no enfrentamento da tuberculose no Estado, com a assistente Social Elsa Roso. A terceira e última parte da discussão será sobre o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste no paciente ingerir a medicação na presença de um profissional de saúde. No mundo todo, onde é instituído, o TDO aumenta as taxas de cura. Esta estratégia será abordada pela enfermeira Daniela Wilhem.

Junto com o painel também haverá a exposição: A Tuberulose nas Artes. As atividades ocorrerão no auditório do Hospital Sanatório Partenon (Avenida Bento Gonçalves, 3722).

Simpósio

Tuberculose: Um problema atual é um simpósio de atualização sobre a doença, que ocorrerá no auditório da Amrigs (Avenida Ipiranga, 5311), com abertura das atividades prevista para as 19h15. O evento é promovido pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado (SPTRS), com o apoio do Hospital Sanatório Partenon (HSP) e Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), além do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Voltado para médicos, estudantes e profissionais da área da saúde, o evento está dividido em três temas: retardo diagnóstico nos casos de tuberculose em Porto Alegre, com o médico pneumologista Roberto Targa Ferreira, do GHC; aspectos clínicos e radiológicos da coinfecção TB/HIV, com a médica pneumologista Claudia Fontoura Dias, do HSP e Sandra Jungblut Schuh, médica radiologista do HSP. Por fim, atualização no tratamento da tuberculose, a cargo de Carla Jarczewski.

Secretaria da Saúde