Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde e Santa Casa iniciam tratativas para parceria técnica sobre transplantes

Publicação:

Seis participantes (três homens e três mulheres) da reunião estão sentados atrás de uma mesa. Secretária Arita segura o livro que ganhou, de JJ Camargo que está ao seu lado.
Diretor da Santa Casa presenteou secretária com seu último livro. - Foto: Marília Bissigo/SES

A Secretaria da Saúde e a Santa Casa de Porto Alegre terão uma parceira técnica para troca de experiências em captação e transplantes de órgãos. Para o início das tratativas, a secretária Arita Bergmann recebeu nesta terça-feira (18) em seu gabinete o diretor do Centro de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer, José Camargo.

Uma reunião no próximo mês começará a definir as estratégias para a cooperação. A Santa Casa de Porto Alegre é referência brasileira e na América Latina na realização de transplantes. Em 2019, a instituição irá celebrar os 30 anos do primeiro transplante de pulmão da América Latina e os 20 anos do primeiro transplante de pulmão com doadores vivos feito fora dos Estados Unidos.

Para incentivar a doação de órgãos, foi criada neste ano a Frente Parlamentar de Estímulo a Doação de Órgãos. O desafio é vencer a negativa de 43% das famílias gaúchas em doar os órgãos, embora o Rio Grande do Sul, com 35% das doações, supere a média nacional, que é de 32%. O fôlego nos números vem dos pulmões, uma vez que a Região Sul responde por 52% dos transplantes desse órgão, 100% deles realizados no Rio Grande do Sul.

Secretaria da Saúde