Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde promove Semana da Amamentação

Publicação:

Recém-nascido suga o peito da mãe.
Semana da Amamentação vai de 1º a 7 de agosto - Foto: Freepik

A Secretaria da Saúde (SES/RS), em consonância com as atividades internacionais de incentivo ao aleitamento materno, promove, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial da Amamentação.

A programação contempla o XI Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e VI Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, no dia 1º de agosto, das 8h às 17h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público Estadual (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, número 80, em Porto Alegre).

Após abertura oficial com as autoridades locais de saúde, haverá a conferência “Empoderar pais e mães para uma amentação prazerosa”, às 9h30, proferida pelo pediatra Marcus Renato de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na sequência, às 10h15, uma equipe multiporfissional conduzirá a Mesa Redonda “A importância das redes de apoio ao aleitamento materno”.

A tarde inicia às 13h30 com apresentação cultural e na sequência a nutricionista Maiara Brusco de Freitas, da UFRJ, se encarregará da palestra “Estudo nacional de alimentação e nutrição infantil (Enani)”. Às 14h30 será apresentada a experiência exitosa “Mobilização e organização da rede do município de Gravataí para a certificação das unidades de saúde na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, com a nutricionista Juliana Fontoura.

Por fim, a palestra “Aliança pela alimentação adequada e saudável” está marcada para as 15h15, com Kátia Cesa, cirurgiã dentista, ativista do Movimento pela Saúde dos Povos e da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Inscrições para o evento através do link:

https://www.sympla.com.br/xi-seminario-estadual-da-semana-mundial-daamamentacao-e-vi-seminario-estadual-da-eaab__569363

Jornada

No dia seguinte, 2 de agosto, está programada a III Jornada de Aleitamento Materno, no auditório da Amrigs (Avenida Ipiranga, 5311, Porto Alegre), com credenciamento às 8h e solenidade de abertura às 9h.

A primeira palestra, “Aspecto emocional da amamentação: a importância da empatia”, iniciará às 9h30, com o psiquiatra Giovani Zwetsch Gheno, do Hospital Fêmina. Na sequência, o cirurgião dentista Pedro Pillegi Vinha, da Universidade de São Paulo (USP) abordará “O papel do aleitamento materno na prevenção de apneia na criança e no adulto”.

As atividades da tarde começam às 13h30 com apresentação cultural, seguida da Mesa Redonda “A importância da escuta no apoio ao aleitamento materno”, coordenada por uma equipe multiprofissional.
Inscrições para a Jornada através do link:

https://www.sympla.com.br/jornada-de-aleitamento-materno__569466

Secretaria da Saúde