Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria estimula experiências exitosas de prevenção ao suicídio

Publicação:

A Secretaria da Saúde (SES) está incentivando trabalhos exitosos realizados pelos municípios no campo da saúde mental da pessoa idosa. O objetivo da iniciativa é conhecer e dar visibilidade às boas práticas executadas nos municípios gaúchos, relacionadas à saúde mental do idoso. “Com isso, esperamos divulgar e compartilhar experiências com gestores, profissionais de saúde e outros interessados, além de incentivar ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no SUS”, afirma a piscóloga da SES, Joana Finkelstein Veras. Outra finalidade é a prevenção do suicídio entre esse público.  

O Mapeamento Estadual de Experiências Exitosas Municipais de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio da Pessoa Idosa é um projeto do Comitê de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio. O concurso tem a coordenação da SES.

No Brasil, os suicídios ocupam a terceira posição entre óbitos por causas externas. Em média, 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano no país. O Rio Grande do Sul, historicamente, tem apresentado as maiores taxas, com uma média quase duas vezes maior do que a nacional.

A inscrição pode ser feita até o dia 16 de agosto, pelo formulário eletrônico disponível no link:  http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=46282 . O edital, anexos e formulário de inscrição também estão disponíveis no site da Coordenação Estadual de Saúde do Idoso: http://www.saude.rs.gov.br/saude-do-idoso

Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias: Promoção da saúde; Prevenção de doenças e agravos; Reabilitação; e Atividades intersetoriais e participação social. As experiências inscritas serão avaliadas por um Comitê Avaliador da SES. A partir das avaliações do comitê, serão selecionadas 26 experiências que serão premiados por um Certificado de Reconhecimento de Experiência de Boas Práticas.

Secretaria da Saúde